Você sabe qual é a origem do sabonete?



Sem conhecer a importância que o sabão teria para a humanidade, estima-se que na pré história já se fazia uso desse produto.
Existe uma antiga lenda romana que diz que, em Monte Sapo, animais eram oferecidos em sacrifício para os deuses. Essa gordura dos animais imolados no fogo se misturavam com a madeira queimada no altar e essa mistura escorria para o solo próximo aos rios. Quando as mulheres lavavam as roupas nesses rios, percebiam maior facilidade de limpá-las após o contato com essa mistura vinda da oferenda aos deuses.
Muitos historiadores acreditam que o sabão tenha sido criado pelos fenícios por volta de 600 a.C, pois era feito com gordura de carneiro e substancias contidas nas cinzas solúveis em água.Ao longo da história do sabonete, seu processo não evoluiu muito, mantendo-se o mesmo método desde a Antiguidade.
Os árabes foram os primeiros povos a criarem o sabão sólido e o processo de saponificação (técnica que consistia na fervura de soda cáustica, gordura animal e óleos naturais).
Ao chegar na Península Ibérica, o sabão começou a ter azeite de oliva em sua composição, deixando seu perfume mais agradável.
Até essa época, o sabão era um produto muito exclusivo, incomum até para alguns nobres. Era um artigo de luxo que era oferecido, muitas vezes, como presente a reis, rainhas e altas autoridades.
Após a eclosão da Primeira Gerra Mundial e a consequente falta de alimentos em todo o continente europeu, as costumeiras gorduras e óleos usados na fabricação do sabão ficaram muito escassas e fez-se necessária a concepção de métodos alternativos. A solução encontrada foi a química a partir de surfactos e aditivos que acabou sendo um sucesso de vendas a partir da década de 50.


A carência de glicerina nos sabonetes comerciais é a principal razão do ressecamento que sentimos na pele com o seu uso. Muitas vezes nós podemos ver o próprio sabonete ressecar e rachar. Essa é a principal diferença entre os sabonetes comerciais e os artesanais. Os ácidos graxos contidos nos óleos utilizados para se fazer sabonetes artesanais, ajudam a regular a umidade e a nutrir a pele, enquanto a glicerina natural dá uma textura mais macia.
Os sabonetes comerciais que encontramos em supermercados são fabricados com foco em dois aspectos principais: a conservação do produto nas prateleiras do comércio e oferecer ao consumidor um produto de maior duração. Isso justifica o uso de produtos químicos e conservantes nos sabonetes comerciais que nem deveriam ser chamados de sabonetes, pois nada mais são que detergentes sintéticos.

Comentários

Postagens mais visitadas